Sinopse

Em Cuba, sessenta anos após a Revolução, os adolescentes irmãos vivem seu próprio universo distópico. Unidos por um elo afetivo íntimo e único, elaboram incessantemente uma detalhada ficção que borram as fronteiras entre suas fantasias, a história do país e as memórias herdadas do pai, ex-combatente da guerra de Angola. Com ele, os meninos habitam uma casa simples, em condições de vida que oferecem escassa matéria para a fértil imaginação que alimentam. Na deriva de suas infâncias, a motivação por trás do espetáculo perturbadoramente verossímil extrapola uma simples busca pela diversão e os conduz à uma fuga da crua realidade. À medida que exploram os limites desse teatro bélico no qual são dramaturgos, atores e público, a inocência perde terreno para uma maturidade forjada na representação da violência e do conflito entre a lealdade e traição.

 

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI OFICIAL

Trailer

Direção

Otávio Almeida

Otávio é documentarista e fotógrafo do Piauí, Brasil. Formou-se na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) em Cuba, especializando-se em direção de documentário. Estudou no programa de Arte Contemporânea da Escola de Artes Visuais Parque Lage (Rio de Janeiro, Brasil). Participou também do IDFA Academy em 2019 e do laboratório Opening Scenes do festival Visions du Reél 2020. Seus últimos filmes The Crossing (La Travesía) teve sua estréia mundial no IDFA em 2019 e The Wolf Kids (Los niños lobo) estreou no Visions du Réel em 2020. Uma retrospectiva de sua obra, Descubriendo Otávio Almeida, também foi realizada no 20º Doc Buenos Aires este ano. Recebeu também o prêmio de Melhor Direção no 43º Poitiers Film Festival com o filme Los niños lobo. Otávio colabora com meios de comunicação e ONGs que trabalham com temáticas socioambientais, produzindo em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazônia, como Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), TV Futura, TV Sesc, Itaú Cultural, entre outros. Seu trabalho como fotógrafo foi exibido na IV Exposição de Fotografia de São Paulo e na X Bienal de Arquitetura de São Paulo.Também foi selecionado no RUMOS do Itaú Cultural (2017) com o projeto Sentirgrafia, um projeto dedicado a pesquisa da linguagem fotográfica para pessoas com deficiência visual.

Créditos

Produção

Otávio Almeida, Julio Raul Vega Garcez

Elenco

Alejandro Pacheco Linares, Visman Pacheco Linares, Visman Pacheco Rodriguez

Fotografia: Amanda Cots Martínez;

Montagem: Alejandro Uzeda;

Som direto e desenho de som: Marisol Cao Milán;

Mixagem: Nayuribe Montero Jiménez

Outros filmes


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u322343843/domains/xvi-panorama.coisadecinema.com.br/public_html/wp-content/themes/panoramas/footer.php on line 146