Sinopse

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA –Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.

 

PRÊMIO MELHOR LONGA-METRAGEM – JÚRI JOVEM

Trailer

Vídeos

Direção

Sérgio Machado e George Walker Torres

Sergio Machado dirigiu nove longas, entre eles “Cidade Baixa'', premiado em Cannes, e “Tudo que Aprendemos Juntos”, exibido no Festival de Locarno. Como roteirista, escreveu, além dos seus trabalhos, filmes como "Abril Despedaçado" (de Walter Salles, exibido no Festival de Veneza e indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro), "Madame Satã" (de Karim Ainouz, exibido em Cannes) e as séries "Alice" (HBO) e "Irmãos Freitas" (Turner). Atualmente, está trabalhando na animação “A Arca de Noé”, inspirada na obra de Vinicius de Moraes; no longa “O Adeus do Comandante'', adaptação da obra de Milton Hatoum; e em uma série sobre Betinho para a Globo Play. Venezuelano, George Walker Torres é formado em direção pela Le Femis, França, e pós-graduado em roteiro pelo American Film Institute, em Los Angeles. Seus curtas de ficção e longas documentais foram premiados em festivais importantes como Havana, Biarritz, Amiens, Hong Kong e Cartagena. Atualmente radicado no Brasil, George co-dirigiu o longa documentário "Neojiba, música que transforma” (Canal Curta/Janela do Mundo) e trabalhou como roteirista na série de ficção "Os Irmãos Freitas" (Gullane/Turner/Amazon), de Sérgio Machado e Walter Salles. Também trabalhou como co-roteirista no longa "Marighella", de Wagner Moura (O2 Filmes), e no longa "A Cidade Ilhada" (Gullane), de Sérgio Machado, adaptação de um conto de Milton Hatoum. Atualmente escreve, também em parceria com Sergio, os roteiros dos longas “Neon River” (Gullane) e “Império” (Coração da Selva), ambos dirigidos por Karim Ainouz.

Créditos

Produção

Claudia Lima e Mariana Vaz

Roteiro

Sergio Machado e George Walker Torres

Fotografia: Breno Cesar, Jeronimo Soffer;

Som: Ana Luiza Penna;

Montagem: Juliana Guanais

Outros filmes


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u322343843/domains/xvi-panorama.coisadecinema.com.br/public_html/wp-content/themes/panoramas/footer.php on line 146