Sinopse

Em Salvador (Brasil), todo ano acontece a grande e tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões, peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos. Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde de cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim e decidem fugir no dia da lavagem, se aventurar entre a multidão, para tentar pedir por uma bola de futebol, já que cresceram sem uma figura paterna. Lá confrontam as narrativas de sua avó, com a lavagem atual, trazendo questões sobre religiosidade, sincretismo, manifestação popular, e importância da família.

Vídeos

Direção

Heraldo de Deus e Vilma Martins

Heraldo de Deus, criado com vó, ator, publicitário e realizador audiovisual, criador dos coletivos Ouriçado Produções e Sujeito Filmes (Sujeito Objeto, Barraca de Capeta e Cinco Fitas) e integrante do coletivo Epa Filmes onde atua e colabora no roteiro da webserie Punho Negro (melhor ideia original Rio webfest 2018) como ator participou de 5 longa metragens, 10 curtas e 4 novelas ou séries. Vilma Martins é mestre em comunicação e cultura na linha de Análise fílmica. Jornalista, produtora e realizadora audiovisual, produzindo obras como os curtas Sujeito Objeto; A Mulher no Fim do Mundo; Facão; e o quinto episódio da websérie Punho Negro. É Membro da APAN. Foi aluna do Curso Livre de Cinema da UFBA - 2 edição e recentemente fez o “Taller de Cine Autorreferencial” na EICTV- Cuba e qualificação de Roteiro no Curso Cinema e Pensamento do Centro Afrocarioca de Cinema Negro. Desde 2017, integra o coletivo Sujeito Filmes. Roteirista e diretora do Curta 5 Fitas

Créditos

Produção

Sujeito Filmes, Saturnema Filmes, Bico Produções, GiraPomba Produções

Roteiro

Heraldo de Deus e Vilma Martins

Elenco

Pedro (Adili Pita), Gabriel (João Pedro Costa), Paulina (Rejane Maya), Marina (Clara Paixão), Mario (Wesley Guimarães), Júlio (Sérgio Laurentino), Vendedora Maria (Daniele Souza), Vendedora Antônia (Tainan Maria), Repórter Luana (Iana Nascimento), Firmino (Matias Santana), Lita (Jô Santos)

Assistência de direção: Djalma Calmon

Direção de arte: Adriele Regine

Assistência de direção de arte: Hanna Gomes

Direção de fotografia: Ariel L. Dibernaci

Assistência de fotografia: Ana do Carmo

Continuidade: Inajara Diz

Direção de produção: Milena Anjos

Coordenação de produção: Daiane Silva

Assistência de produção: Daniele Souza, Iana Nascimento, Laísa Costa, Tainan Maria

Produtor Associado: Gabriel Bico

Preparação de Elenco: Tainah Paes e Heraldo de Deus

Montagem: Ana do Carmo

Colorização: Ariel L. Dibernaci

Direção de som: Marise Urbano

Assistência de som: Danilo Guimarães

Still: Vanessa Aragão e Paulo Júnior

Consultoria de roteiro: Francine Barbosa, Alexsei Habib, Iana Cossoy e Karoline Maia

Trilha original: Elinas, Emillie Lapa e Vanessa Aragão

Catering: Candida de Deus e Joana de Deus

Técnico de estúdio: Irmão Carlos

Drone: Plurartsz

Mixagem: Piratas F&M

Design gráfico: Lumumba afroindigena